Surgiu em 2004 por iniciativa de nosso bispo emérito, Dom Armando Bucciol, para que o povo de Deus participasse diretamente do processo vocacional diocesano. Para isso, Padre Ademário, então reitor do seminário, com os seus formandos, visitaram todas as paróquias da diocese, fazendo encontros e palestras para fundar esta obra. A partir de 2009, o Padre Gilberto esteve à frente da formação e acompanhou a animação da Obra das Vocações e Ministérios, sendo um dos primeiros frutos desta caminhada. Com a chegada de Dom Vicente, 3º bispo diocesano, este compromisso é reafirmado e apontado como uma das linhas de ação no Projeto Anunciar o Evangelho, por meio da “formação integral dos seminaristas”, no cuidado com as “etapas formativas” (Encontros Vocacionais, Propedêutico, Discipulado-Filosofia, Configuração-Teologia e fase de Transição ao Ministério) e promovendo “a escola vocacional, a partir de uma igreja ministerial, dialogando com as novas gerações” (Carta Pastoral-Agenda 2024). Atualmente, quase todas as paróquias possuem a OVM, contudo ainda precisa de maior divulgação para que mais pessoas se solidarizem com esta causa. O Padre Samuel e os seminaristas Anderson José, George e Lucas Tanajura, compõem a equipe de coordenação. A cada mês um vídeo motivacional é publicado nas redes sociais da diocese.
Conheça os objetivos da Obra das Vocações e Ministérios:
1ª – Motivar as vocações dentro das comunidades eclesiais, criando um espírito vocacional de modo que atraiam as pessoas para assumirem concretamente a sua vocação, seja ela laical, religiosa ou presbiteral. Isso deve ser desenvolvido direcionando um olhar especial para o jovem, que inquieto quer descobrir o sentido de sua vida. Sendo nossa Igreja responsável por revelar a vontade de Deus para conosco, devemos abrir o coração para esta proposta.
2ª – Rezar pelas vocações. “Enviai Senhor operários para a vossa messe, pois a messe é grande e os operários são poucos” (Lc 10,2), esta é uma prece incessante da Igreja. Mas o que temos feito? Rezamos para que em nosso meio haja um despertar para o serviço específico da Igreja? Rezamos pela perseverança daqueles que já assumiram a vocação? A oração, o diálogo com Deus, os fortalece na caminhada. É importante que todos, em especial os membros da OVM, contribuam com a oração.
3ª – Colaborar financeiramente com a formação dos vocacionados. É responsabilidade nossa, enquanto Igreja assumir as despesas com a formação dos seminaristas, afinal estes estão se preparando para estar a serviço de Deus e do povo. A OVM pede a colaboração mensal de R$ 2,00 ou 5,00 para ajudar no processo vocacional diocesano. A sua ajuda dada de coração somada as dos tantos outros se torna muito significativa diante das necessidades.
Ao realizar estes objetivos, você esta contribuindo para que o Evangelho continue a ser anunciado com a vida dos jovens que se dispõe ao serviço de Deus e da Igreja.
Participe da OVM sendo Agente ou Benfeitor em sua comunidade!
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho / faz ressoar em nossos ouvidos / teu forte e suave convite: “Vem e segue-me” / Derrama sobre nós o teu Espírito / que ele nos dê sabedoria para ver o caminho/ e generosidade para seguir tua voz.
Senhor / que a Messe não se perca por falta de operários / Desperta nossas comunidades para a Missão / Ensina nossa vida a ser serviço / Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino / como cristãos leigos e leigas consagrados / e ministros ordenados.
Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de Pastores / Sustenta a fidelidade de nossos bispos / padres, diáconos, consagrados, cristãos leigos e leigas. Dá perseverança a nossos seminaristas / e aos nossos vocacionados / Desperta o coração de nossos jovens / para o ministério pastoral em tua Igreja /
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho / chama-nos para o serviço de teu povo / Maria, Mãe da Igreja / modelo dos servidores do Evangelho / ajuda-nos a responder SIM. Amém.