PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA SAÚDE DE ABAÍRA (1967)

Praça Francisco Pereira, s/n; CEP 46.690-000
Tel.: (77) 3476-2324 / 98125-3678
E-mail: paroquiaabaira@hotmail.com
Adm. Paroquial: Padre Pablo Wilson Lima Dourado

Breve Histórico

Em Abaíra, o único testemunho que prova sua origem é a Igreja Matriz datada de 1879, hoje bastante descaracterizada de sua arquitetura inicial. No final do século XIX, o cidadão José Joaquim de Azevedo, morador do Curralinho, recebeu de herança uma fazenda, onde passou a residir. Ele estava vendo a necessidade daqueles que o procuravam, achou-se na obrigação de abrir um comércio de gêneros alimentícios para atender os mineradores que se deslocavam do Bom Jesus do Rio de Contas para Mucugê e também o pessoal dos arredores. Com o passar dos tempos muitos daqueles frequentadores da “venda” e mesmo os que passavam em busca de minérios, desejosos de se estabelecerem aqui, Zé da Venda começo a doar terras para que eles construíssem ao redor da Igreja. E assim foi crescendo um povoado com o nome de “Venda” num lugar onde era conhecido como Capoeira de Cana.

Zé da Venda era um homem muito religioso e com o crescimento dos frequentadores da venda, sentiu a necessidade de construir uma igreja. Zé mandou construir uma igreja que logo ficou pronta no ano de 1879. Ele mandou buscar uma imagem para ser a padroeira da cidade. No dia de sua chegada (da imagem) organizou uma festa que processou no dia 2 de fevereiro de 1879.

A criação da Paróquia se deu no dia vinte e três de julho de mil novecentos e sessenta e três, com a instalação da Diocese de Livramento de Nossa Senhora. Até então pertencia a Paróquia de Piatã. O primeiro registro histórico em nossos livros é de um Batismo, datado de três de fevereiro de mil novecentos e sessenta e três, tal registro é assinado pelo padre Aldo Coppola, certamente foi o primeiro padre a residir na Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

Após uma reforma no presbitério, em vinte e três de julho de dois mil e onze a igreja Matriz é dedicada pelo Bispo Armando Bucciol, em uma solene celebração Eucarística, com a participação de um significado número de fiéis.

Aos vinte e oito dias do mês de fevereiro de dois mil e dezoito iniciou a construção do Centro Pastoral Paroquial, no fundo da atual casa paroquial. No dia dez de março do mesmo ano criou-se uma Comissão de Construção, para organizar os eventos para angariar fundos e para ajudar o padre na tomada de decisões sobre a construção.

Horário de Missas

Domingo às 8h e às 18h