PARÓQUIA DE SÃO BENTO DE IBICOARA (1967)

Praça Tancredo Neves, s/n. Centro. CEP: 46760-000
E-mail: psbibicoara@hotmail.com
Adm. Paroquial: Padre Max Sabrino R. Vieira

Breve Histórico

Por volta do ano de 1932, surgiu o Povoado de São Bento, ficando com este nome em homenagem ao milagroso São Bento, Santo Católico que viveu no século VI (480-547) depois de Cristo.

Segundo a tradição, a menção mais antiga para a origem do nome de São Bento ao Povoado foi sugerida por um morador tradicional da comunidade, o Sr. Fernando Neto, provavelmente porque a serpente é um símbolo da sua imagem e nossa região era muito freqüente o ataque de cobras, pois aqui predominava a natureza ainda intacta, e as pessoas viviam sem proteção, facilitando, portanto, picadas desses animais. O nome de São Bento foi muito bem aceito pela população local. Com o passar do tempo, pessoas religiosas foram surgindo e este povo movido pela fé em Deus, foi sentindo a necessidade de criar seu próprio espaço para suas orações. Por volta do ano de 1898, surgiu a primeira Capela, com uma porta de frente e duas janelas nas laterais, provavelmente, que caberia apenas umas vinte pessoas. Mais tarde com as necessidades ligadas à tradição religiosa, como casamentos, o batismo, a morte, as orações, iniciou a construção de uma Igreja. Na frente da Igreja foi construído um cruzeiro, com locais para os fiéis ajoelharem e fazer seus pedidos a Deus também os seus agradecimentos. Esta Igreja foi no ano de 1942, a partir daí surgiram as festas dos padroeiros.

Como se tratava de uma comunidade pequena, era comum as pessoas se reunirem todos os domingos para fazerem suas orações. A presença de um padre era muito difícil, devido à dificuldade de locomoção, que geralmente era feita por cavalos. A Igreja Católica nessa época tinha a sede da Diocese em Caetité – Bahia. Era atendida por padres pertencentes às Paróquias da região: Barra da Estiva, Ituaçu, Piatã. Os festejos eram em louvor a Nossa Senhora do Patrocínio, comemorada no dia 08 de novembro e a festa de São Bento, comemorada no dia 11 de julho, ambos padroeiros da comunidade. As missas eram celebradas duas vezes ao ano. Em 1988, o padre Luís, juntamente com a comunidade começou também a celebrar a festa de São Bento, e assim passou a ser o padroeiro da comunidade, por ele ser o Santo protetor dos moradores.

No dia 04 de fevereiro de 2001, foi nomeado para a Paróquia de São Bento, o Padre Josué Vieira dos Santos, em celebração solene e presidido pelo Bispo Dom Helio Paschoal, da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, realizada na Cidade de Piatã (Ba), e assim,  os fiéis retornaram para a Igreja e o padre sentiu a necessidade de ampliação deste espaço para melhor atendimento à comunidade. Por esse motivo em 2001 derrubaram a antiga igreja, pois a mesma corria o risco de desabar, e em consequência disso foi elaborado um novo projeto para ampliação da igreja, bem como construir salas separadas, para celebrações e espaços para outras atividades pastorais.  O Padre Josué Vieira dos Santos, deixou nossa Paróquia em fevereiro de 2003, em seguida foi nomeado para assumir nossa Paróquia o Padre Nicivaldo de Oliveira Evangelista, em 30 de março de 2003, nomeado por ato solene na Paróquia de Barra da Estiva-Bahia, que assumia nestas condições quatro Paróquias, a de Barra da Estiva, a de Ibicoara, Iramaia e Mucugê. No dia 04 de junho do ano de 2006, foi expedido uma Provisão do Bispo D. Armando Bucciol, ao Reverendíssimo Gilberto Santana Anjos, como encarregado Paroquial da Paróquia São Bento de Ibicoara. No dia 29 de junho de 2006, assume definitivamente esta referida Paróquia. No dia 25 de fevereiro de 2007, tomou posse definitiva para assumir a Paróquia de São Bento, o Pe Gilberto Santana Anjos, sendo o primeiro padre residente na Sede da Paróquia. A Igreja Matriz que estava em construção, foi concluída e dedicada no dia 11 de julho de 2008.

Horário de Missas

1° Sexta- Feira às 07h