Formação Presbiteral

A formação é o caminho de acompanhamento, discernimento e preparação dos jovens vocacionados. Esta caminhada é dividida em três grandes etapas, o propedêutico, o discipulado (Filosofia) e a configuração (Teologia).

A formação dos candidatos ao presbiterado é constituída de cinco dimensões: Humana, Comunitária Espiritual, Intelectual, Pastoral-Missionária. Essas dimensões correspondem às exigências essenciais da identidade e missão dos presbíteros.

Propedêutico

Depois de acompanhado pela Pastoral Vocacional Diocesana, que tem como responsável o Pe. Marcos Bento, o jovem que for convidado a entrar para nossa formação, inicia seu processo no Seminário Propedêutico. Neste primeiro ano, os seminaristas se dedicam aos estudos preparatórios, ao conhecimento de si, à vida comunitária, à oração e aos trabalhos pastorais. Nossa Casa de Formação Dom Armando Bucciol está situada na cidade de Piatã com os cuidados do formador o Pe. Jucimar Pereira Lima.

Diego Silva Oliveira – Paróquia do Senhor Bom Jesus do Taquarí.

Lucas Silva Tanajura – Paróquia do Senhor Bom Jesus do Taquarí.

Lucas Silva Assunção – Paróquia do Senhor Bom Jesus de Piatã.

Filosofia

A etapa do Discipulado de nossos seminaristas é feita no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias em Vitória da Conquista, com os cuidados do reitor Pe. Edmilson José dos Santos (Arquidiocese de Vitória da Conquista) e acompanhamento formativo do Pe. Jandir Silva (Diocese de Livramento). Além do que já é exigido no propedêutico, nessa etapa os jovens aprofundam os estudos filosóficos.

Carlos Eduardo Lopes de Oliveira – Paróquia do Senhor do Bonfim de Rio do Pires – 1º Ano

George Santos Dantas – Paróquia do Senhor Bom Jesus do Taquari – 1º Ano

Rogério Souza Silva – Paróquia do Senhor do Bonfim de Boninal – 1º Ano

Kalmon Dourado da Silva – Paróquia do Senhor Bom Jesus do Taquarí – 3º Ano

Teologia

Os seminaristas que fazem parte da etapa da Configuração moram na Casa de Formação Dom Hélio Paschoal, em Belo Horizonte, com os cuidados do formador e reitor, o Pe. Samuel Neves Silva. Os Estudos de Teologia é a grande prioridade dessa etapa.

Anderson José de Jesus – Paróquia do Santíssimo Sacramento de Rio de Contas – 1° Ano

Pedro Augusto de Souza – Paróquia do Santíssimo Sacramento de Rio de Contas – 3° Ano

Anderson Rodrigues dos Santos – Paróquia de São Bento de Ibicoara – 4º Ano

Douglas Silva da Cruz – Paróquia do Santíssimo Sacramento de Rio de Contas – 4° Ano

João Batista Silva Oliveira – Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Érico Cardoso – 4º Ano

Estágio Pastoral

Ailton Ribeiro Silva – Paróquia de São João Batista de Dom Basílio – Estágio Pastoral nas Paróquias do Santíssimo Sacramento de Rio de Contas e de Nossa Senhora da Saúde de Jussiape.

José Adriano Souza Cambuí – Paróquia do Senhor Bom Jesus do Taquarí – Estágio Pastoral nas Paróquias de Santo Antônio de Iramaia e de São Bento de Ibicoara.

Sua Contribuição à O.V.M. ajuda a manter essa caminhada!!!