Escola de Teologia para Leigos (ETeL)

Nestes anos, constatamos o valor desta atividade de formação. Cientes disso, queremos torná-la ainda mais fiel à sua identidade e finalidade. Por isso, propomos alguns critérios que deem aos encontros características de verdadeira Escola de formação nas diferentes dimensões: humana, teológica, espiritual, ecológica e pastoral. O Documento de Aparecida convida para uma “clara e decidida opção pela formação dos membros de nossas comunidades, a favor de todos os batizados, qualquer que seja a função que desenvolvem na Igreja” (n. 276) e Papa Francisco, em sua Exortação apostólica Evangelii Gaudium (A alegria do Evangelho), exorta a melhorar a maneira de comunicar a mensagem (n. 34) e crescer na interpretação da Palavra’ (n. 40) para sermos uma Igreja mais missionária. Desejo que a ‘nossa’ ETeL saiba responder a este convite. É compromisso nosso e de todos!

+ Dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R. – Bispo Diocesano

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAR DA ETeL
  • Idade mínima: 22 anos (ou, 20 anos para quem participou dos Encontros Vocacionais);
  • Ter concluído o Ensino Médio;
  •  Ter recebido (ou estar se preparando para) o Sacramento da Crisma;
  • Ter disponibilidade de participar das 5 etapas anuais, por 4 anos;
  • Exercer alguma atividade pastoral, reconhecida pelo Padre, em sua Paróquia;
  • Ser apresentado/a pelo Padre da Paróquia;
  • Participar, também, nas tarefas da casa e propostas de vivência comunitária em espírito fraterno, coerente com o estilo cristão, colaborando com os outros;
  • Buscar, dentro de uma espiritualidade cristã, conhecimentos bíblicos, teológicos e pastorais que proporcionem uma mais profunda experiência de Deus e de Jesus Cristo no Espírito Santo.

A cada etapa, pedimos a colaboração de R$ 100,00 para a manutenção (alimentos, despesas várias) e ajuda de custo aos Professores. Para manter mais acessíveis as “cobranças econômicas”, pedimos que cada Vicariato colabore com alimentos (seguindo um rodízio).

ETeL 2024

Dando continuidade aos trabalhos de Formação Pastoral dos nossos leigos e leigas, na sexta-feira, dia 16 de fevereiro de 2024, começaremos o XIX ano da Escola de Teologia para Leigos (ETeL) da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, rumo aos 20 anos (2005-2024). Quatorze turmas já concluíram o curso e mais de 500 leigos e leigas estão atuando na atividade pastoral de nossa Igreja, com melhor formação humana, bíblica e teológico-pastoral.

Desde o início, a ETeL tem por objetivo “proporcionar uma formação teológica e pastoral, de modo que o(a) leigo(a) viva simultaneamente seu crescimento em Cristo, sua comunhão eclesial e sua inserção transformadora na sociedade”.

Destinatários são, antes de tudo, os Agentes de Pastoral que “buscam uma formação teológico-pastoral que corresponda aos anseios das atividades desenvolvidas”. Queremos continuar este serviço! Assim, os que desejam enriquecer sua fé e capacitação nos serviços eclesiais, poderão obter melhor formação, fundamentada na Palavra de Deus e na Tradição de nossa Igreja.

PROGRAMAÇÃO:
  • I etapa: 16 (8h) a 18 de fevereiro
  • II etapa: 19 (8h) a 21 de abril
  • III etapa: 05 (14h) a 07 de julho
  • IV etapa: 13 (14h) a 15 de setembro
  • V etapa: 08 (8h) a 10 de novembro

Local de Funcionamento da Escola

CDTP (Centro Diocesano de Treinamento Pastoral)

Av. Nelson Leal, 1009 Livramento de N. Senhora (BA) CEP. 46.140-000.

Para contato e informações, telefones: (77) 3444.2433 ou (77) 99916.6506 (Cúria Diocesana)

OBSERVAÇÕES:

Enviar a Ficha de Inscrição (à secretaria da Paróquia ou à Cúria) até o dia 20 de janeiro de 2024.

Ficha de Inscrição e Programação em Anexo para Download – Clique aqui

Em 2024, a Escola, em três etapas, começará na sexta-feira, às 08h. Todas terminarão aos domingos, 11h30min com o almoço. É desejável que todos estejam presentes desde o início para não perder aulas: todas importantes!

Santificai o Senhor Jesus Cristo em vossos corações e estai sempre prontos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que a pedir (1Pd 3,15).