PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA SAÚDE DE JUSSIAPE (1963)

Rua Castro Alves, s/n, Centro. CEP 46670-000
E-mail: paroquiajussiape@hotmail.com
Adm. Paroquial: Padre Élcio Bonfim Neves

Breve Histórico

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde, localizada na Praça Rodrigo Alves Teixeira, no centro de Jussiape, é uma das construções mais antigas do município. O prédio de arquitetura religiosa portuguesa, classificado como neoclássico com forte influência do barroco rococó. É  datada da segunda metade do século 19, entre os anos de 1863 a 1866, e teria sido erguida por mão de obra escrava. No entanto nos anos de 1970, a capela sofreu uma intervenção na sua arquitetura, o que ocasionou a perda das suas características originais.

No ano de 1866, chegava à Fazenda do Gado, a imagem de Nossa Senhora da Saúde, que segundo tradição oral, teria sido doada pelo major José Joaquim da Silva Júnior. A imagem teria vindo de Portugal e trazidas por tropas até Jussiape. A primeira missa com a presença da imagem de Nossa Senhora da Saúde foi celebrada pelo padre Paranhos, no mesmo dia da chegada da imagem. Em 1866, o altar-mor da Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde de Jussiape teria sido conduzido por tropas até Jussiape, segundo registros históricos. O seu altar-mor é único no mundo, segundo o Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia, e é inspirado na Colunata de São Pedro de Roma. O altar que, de acordo com pesquisas recentes, teria vindo diretamente de Portugal está incompleto, se comparamos a sua estrutura integralizada, pois, segundo consta a tradição oral, a parte adjacente do altar não coube na capela. No entanto seu destino é incerto e alimenta várias teorias. Hoje, a Paróquia é composta por 20 comunidades.

Horário de Missas

Domingo às 19h