PARÓQUIA SANTÍSSIMO SACRAMENTO DE RIO DE CONTAS (1745)

Rua Barão do Rio Branco, 189, Centro, CEP: 46170-000
E-mail: paroquiadosantissimosacramento@yahoo.com
Pároco: Padre Rinaldo Silva Pereira

Breve Histórico

A primeira freguesia do Alto Sertão Baiano foi criada em 1718, sob a invocação de Santo Antônio, com o nome de “Freguesia do Sertão de Cima”, instalada no atual povoado do Mato Grosso. Posteriormente, por força da Provisão Régia, de 02 de outubro de 1745, a sede da primitiva freguesia foi transferida para a Vila Velha de Nossa Senhora do Livramento das Minas de Rio de Contas (atual cidade de Rio de Contas), mudando sua invocação para “Freguesia do Santíssimo Sacramento das Minas de Rio de Contas”. As alfaias vindas da Igreja de Santo Antônio foram transferidas para a capela de Sant’Ana, hoje inexistente, localizada na atual Praça Senador Tanajura, visto não estar concluída a nova Igreja matriz, o que aconteceu somente na segunda metade do século XVIII.

Leia o histórico completo aqui

.

Horário de Missas