DIANTE DO ALTAR QUE O PASSADO LEGOU

Foto : Ednilton Meireles

Dez dias ao Santíssimo Sacramento de Rio de Contas, uma bela festa!

O costume paroquial de fazer vem da primeira metade do século XVIII, mas o jeito e empenho com que se realiza são absolutamente atuais: primeiro as reuniões, planejamento, envio de correspondências, distribuição das funções, recordação dos afazeres em vista da tradição e manutenção do legado recebido; depois, os ensaios, ajustes na organização e, por fim, a execução celebrativa que contagia a todos.

Em comunhão com as orientações diocesanas, neste ano rezamos a partir da XV carta pastoral de Dom Armando, cujo título é “avancem para águas mais profundas”, tirado de Lc 5,4. A cada noite um padre compareceu para refletir o tema, durante a novena, sendo essa sempre concluída com a Bênção do Santíssimo Sacramento.  Também os três corais da matriz se revezaram quanto aos cantos, por noite. Ponto mais alto da festa, a Missa solene, foi presidida por Dom Armando Bucciol, bispo diocesano, e concelebrada por vários padres, contando com a presença de inúmeros fiéis, vindos das comunidades rurais da Paróquia e de outras e localidades. Depois, o Santíssimo Sacramento, como acontece todos os anos, ficou exposto à adoração pública até às dezesseis horas, quando saiu em procissão pelo centro histórico, onde foram dadas três bênçãos, sendo a quarta oficiada na igreja matriz, antecedendo a reposição.

Antes, aproximando o dia 16 de junho, data da solenidade, os turistas começaram a chegar, nem todos movidos pela fé, é verdade, mas atraídos pela beleza e aconchego da cidade e para apreciarem a tradição rio-contense da “noite das lanternas”, na véspera da festa, quando a iluminação elétrica das ruas é desligada, dando espaço à luz de velas botadas em luminárias artesanalmente confeccionadas e postas nas paredes das casas, das igrejas e dos prédios públicos; também os tapetes preparados por várias mãos, sobretudo de professores e estudantes, pelo centro histórico à passagem da procissão, dada sua particular beleza, atraem a atenção dos visitantes.

Dada sua proporção e abrangência cultual, a festa sempre conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio de Contas, neste ano responsável pela sonorização, disponibilização de cadeiras e toldos para acomodar os fiéis durante a missa, e também por assumir, através da secretaria municipal de educação e cultura, a aquisição de materiais necessários e confecção dos tapetes para a procissão, além de organizar o lugar das bênçãos.

Por conta da COVID-19, em 2020 e 2021 a tradicional procissão foi substituída pela visita do Santíssimo Sacramento aos bairros ao redor da matriz. Atendendo solicitação da população, o gesto foi mantido neste ano, no domingo anterior à solenidade. A acolhida das pessoas que enfeitaram a frente de suas casas e aguardaram a solene passagem de Cristo foi impressionante.

Tudo isso, de matiz religioso, acaba gerando grande movimentação na cidade: além de reavivar a fé no povo de Deus, a festa de Corpus Christi aquece o comércio local, lota pousadas, valoriza a história e reflete Rio de Contas no cenário brasileiro e fora dele como um local de destaque cultural sem par na Chapada Diamantina. Isso comporta, inclusive, uma dedicação extremada da Secretaria Municipal de Turismo, que se dedica em fazer o que lhe compete da melhor maneira possível.

A parte religiosa propriamente dita fica a cargo da Paróquia do Santíssimo Sacramento de Rio de Contas, envolvendo não somente o Conselho paroquial, mas muitas outras mentes braços, que se dedicam sem reservas, em todas as fases da festa, numa soma de dons e carismas colocados a serviço de todos. Vale ressaltar o belo e valioso trabalho da PASCOM, responsável pela divulgação e transmissão da festa, cujo serviço faz emergir um novo jeito de participação daqueles a quem estamos aprendendo a chamar de “paroquianos virtuais”.

Cuidemos, portanto, em manter o que nos foi deixado como herança daqueles que aqui nos antecederam na verdadeira fé, expressão do mais alto e justo louvor Àquele diante do qual há séculos Rio de Contas permanece curvado.