LIVRAMENTO – PASTORAL VOCACIONAL DIOCESANA PROMOVE O I ENCONTRO VOCACIONAL DE 2024

A Pastoral Vocacional promoveu nos dias 16 e 17 de março, no Centro Diocesano, o Encontro Vocacional Diocesano. Com o tema, “Vocação à vida”, jovens de algumas paróquias da nossa Diocese puderam refletir sobre a vida, primeiro chamado que precisamos responder.

Com reflexões profundas e objetivas, o encontro foi bastante agradável e favoreceu a convivência entre os participantes. Das palestras e momentos de oração e deserto, os jovens foram direcionados a uma busca interior pelo essencial. Ajudou-nos nesse processo a leitura orante da Palavra de Deus, os conteúdos mais associados às questões existenciais (Quem sou eu? Estou inteiro aqui? De onde vim? Como estou? Aonde quero chegar?) e as vivências partilhadas de cada um.

Na primeira etapa do Encontro Vocacional foi bastante agradável por causa da convivência. A presença do nosso bispo Dom Vicente, da Irmã Maize, RMNSD, da Irmã Reginalda, CIIC e dos seminaristas do Propedêutico tornaram o encontro ainda mais alegre e enriquecedor. Toda a programação foi importante para perceber o dom da vida e nosso compromisso para fazê-la frutificar, como dom. Mas o último momento do encontro foi bastante esperado pelos jovens, por causa da palestra “Como colocar a vida em ordem?“, na qual os jovens puderam refletir sobre o que faz a vida cair na desordem, e como agir para ordená-la, a fim de que as escolhas não sejam desordenadas.

De fato, quanto mais a gente se organiza, mais nos tornamos inteiros, conscientes e livres para viver, amar e servir. A próxima etapa do Encontro Vocacional Diocesano será no mês de maio.