BRASÃO ECLESIAL DA DIOCESE DE LIVRAMENTO

Descrição Heráldica

Escudo: De purpura, com um mantel de azul perfilado de prata. Em chefe, sobre o cimo do mantel, uma flor-de-lis, de ouro, cuja pétala central tem forma de uma cruz, de âncora; flanqueando a flor-de-lis, duas rosas de prata, sendo uma de cada lado. O mantel está carregado com três quadrados de prata, postos em roquete, todos os quadrados trazem nos seus centros uma arruela vermelha.

Insígnias Diocesanas: mitra dourada, com uma cruzeta de prata na testa; da mitra saem do seu interior duas faixas douradas e forradas de vermelho; uma cruz processional, de ouro, ornada por uma safira, posta em banda; báculo de ouro, posto em barra.

COMENTÁRIO:

A cor purpura, dentre outras representações heráldicas, neste escudo simboliza o livramento – o livramento dos males, sinistros e sofrimentos que atingiram territórios desta Diocese –  Este livramento foi determinado por Maria – Mãe de Deus e da Igreja, Rainha dos Universos – Advogada nossa. Este milagre livrador esta figurado em uma das rosas de prata, símbolo da Graça Mariana. Nossa Senhora Padroeira diocesana, é aqui aludida pela flor-de-lis apontadora da sua pureza, cuja pétala central retrata, pela cruz de ancora, o Cristo – o Verbo que se fez carne – que se deixou crucificar para salvar as almas. Assim, Jesus foi concebido sem pecado como Filho unigênito de Maria Santíssima. Esta Concepção Imaculada do Filho de Deus é, também, citada nos textos Sagrados, como livramento de Maria. A segunda rosa de prata está vinculada ao mantel azul de Nossa Senhora, que é a sua proteção, através desta rosa da Divina Graça aos fiéis diocesanos contra outros óbices do presente e/ou do porvir. Estesfieis são, heraldicamente simbolizados no plural, por três quadrados de prata, atributos dos seus corpos e, por três esferas vermelhas, que, respectivamente, são suas almas. Ao exposto, irmanados os fiéis, seu Prelado e Ministros desta Diocese proclamam a fé no Patrocínio de Nossa Senhora, para o melhor serviço de Deus e da sua Igreja Imortal.

Salvador, 5/X/2006
Victor Hugo Carneiro Lopes, autor.

* O Brasão da Diocese de Livramento de Nossa Senhora foi vetorizado em 2021 por Carlos Eduardo. Buscou-se fidelidade ao brasão original, a arte ganhou um novo traço e efeitos de preenchimento garantindo o maior decoro em sua utilização nos meios digitais.