CPP DA PARÓQUIA DE JUSSIAPE SE REUNE

O Conselho Pastoral Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Jussiape, reuniu-se em assembleia no dia 12 de março de 2023. O Pe. Élcio, iniciou o encontro às 08h, com a oração inicial e reflexão do evangelho do dia, em seguida apresentou a XVI Carta Pastoral do Bispo Dom Armando Bucciol: “Eu recebi do Senhor o que vos transmiti” (ICor 11,23).
Numa breve partilha da Carta Pastoral, o Pe. Élcio nos diz: É essencial vivemos a acolhida, é a Santíssima Trindade que nos convoca na missão no serviço, o perdão não é para o outro, o perdão é para nós, nos liberta da ferida, esquecer o que o outro nos faz sem guardar mágoas. A liturgia é um convite à conversão e mudança de vida, confissão é conversão, a conversão se dá diariamente, é a superação do pecado, é preciso mudar de vida. A conversão pastoral faz com que o cristão se envolva na vida da comunidade, a vida se vive na liturgia participada. A escuta é uma atitude bíblica de prontidão à fé, a fé da escuta, proclamar a Palavra de Deus com gestos e práticas de vida sem fraquejar, não centralizar para não comprometer o projeto de Deus. A comunidade deve ser ativa, onde para formar comunidade deve conter o tripé: Catequese, Liturgia e Dízimo. O Padre reforça que o Dízimo não é uma oferta, é uma devolução, dízimo não é imposto, obrigação, taxa; ele é, antes de tudo, devolução a Deus, partilha gratuita e consciente, feita com sinceridade e generosidade. Partilhar, partir o Pão: na fração do Pão momento que Jesus se reparte a cada um de nós. O Ato Penitencial nos prepara para a Comunhão e a viver esse Sacramento, anunciando, testemunhando e saindo em missão.

Após a apresentação da Carta Pastoral, foi reforçado as datas do calendário de formação paroquial (2023), onde cada coordenação de setor está responsável de preparar, articular e realizar os encontros. O Padre fez as seguintes prestações de contas: reforma da casa paroquial, pagamento do carro paroquial, dízimo paroquial (2022), entradas e saídas do ano (2022) e festa da Padroeira da paróquia (2023). Falou também da importância da reforma do telhado e a recuperação das imagens do Altar da Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde, e do acabamento das obras no Centro Paroquial de Pastoral. Orientou aos representantes das Comunidades que na secretaria paroquial tem uma estante onde cada comunidade é responsável de buscar seu material. As missas nas comunidades devem ser preparadas e organizadas com antecedência mantendo a pontualidade nos horários das celebrações e lembra a todos que a agenda paroquial é encaminhada com antecedência. As Novenas de padroeiro, hoje a paróquia tem um roteiro único para todas as comunidades mudando apenas as orações e particularidades de cada padroeiro, enfatiza que a novena é própria para o leigo, rezas e benditos que demonstram a Piedade Popular. As exéquias e as celebrações de Sétimo dia (na impossibilidade da agenda do padre) deixo na responsabilidade de vocês leigos, Ministros da Palavra e Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, assim consigo manter a organização na agenda da paróquia e no dia da Missa da comunidade rezará em intenção do falecido e pelos familiares. O Conselho aprovou por unanimidade, que cada comunidade contribuirá com um valor simbólico para ajudar na gasolina. Pe. Élcio, convidou todos presentes para a Missa dos Santos Óleos no dia quatro de abril às 19 horas na Catedral em Livramento, e no dia quinze de abril às 17 horas, em Livramento na Catedral de Nossa Senhora acontecerá a Posse Canônica do nosso Bispo Dom Vicente de Paula, pede a todos os representantes de Comunidades, Pastorais e Movimentos que comuniquem ao povo de Deus de Jussiape que será necessário confirmar presença na secretaria paroquial em Jussiape, até o dia vinte e cinco, depois será informado a Cúria Diocesana a quantidade de representante da Paróquia de Jussiape. Às 12 horas, foi encerrada a reunião, como oração e benção de envio e missão.