Pular para o conteúdo

Tempo favorável para afirmar a fé

  • por

Nos dias 16 e 17 de setembro de 2024, Dom Vicente visitou as terras vermelhas da Paróquia de Santa Luzia de Ibipitanga-BA, para a Celebração da Crisma de 112 jovens e adultos. Acompanhado pelo Padre Marcos Bento, Administrador Paroquial, quatro celebrações foram realizadas em três dos quatro setores da Paróquia, ampliando a participação dos fiéis e favorecendo o contato do pastor com o chão da realidade onde vivem suas ovelhas.

Na tarde da segunda-feira, 16, enquanto o sol se punha, o grupo de canto litúrgico já aguardava a chegada do Bispo diocesano para acolhê-lo cantando alegremente no interior da pequena Capela da Comunidade de São João Batista da Encantada. No encanto do encontro ressoou o refrão “essa Igreja ama você”, assinalando o amor das ovelhas pelo seu pastor. Numa silenciosa e bonita celebração campal, pois a Capela não comportaria tanta gente reunida, Dom Vicente presidiu a Celebração Eucarística em que os jovens da comunidade anfitriã e das Comunidades de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Bom Sucesso e São Pedro de Várzea de São João receberam o Sacramento da Crisma

Em seguida, do outro lado do município de Ibipitanga, na Capela do Senhor Bom Jesus da Comunidade do Campo Grande numerosos fiéis já estavam à espera do pastor que, ao chegar, encontrou os crismandos com um cartaz de boas-vindas, ao som de uma música com palavras calorosas de acolhida. A celebração cuidadosamente preparada destacou a alegria que confirma a vinda do Espírito Santo sobre a Igreja reunida. Jovens e adultos dessa e de outras comunidades (Nossa Senhora da Saúde do Sutil, Nossa Senhora da Conceição do Cipó e Nossa Senhora de Fátima do Pajeú) receberam mais um sacramento da Iniciação Cristã, para confirmar a fé recebida no Batismo.

No dia seguinte, 17, sentindo na pele os fortes ventos típico da região enriquecida pela Serra da Mangabeira, jovens das Comunidades de Nossa Senhora Aparecida de Alvinópolis, Sagrada Família da Lagoa Nova e Santa Teresinha do Menino Jesus do Paga-Tempo receberam o Sacramento da Crisma. Na oportunidade, Dom Vicente, com palavras inspiradoras, exortou os jovens a levarem uma vinda segundo o Espírito, recordando que o Espírito é visível nas obras de quem O recebe. “O fruto do Espírito, porém, é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade. Bondade, lealdade, mansidão, domínio próprio” (Gl 5,22-23a).

Por fim, na Igreja Matriz dedicada a Santa Luzia, um considerável grupo de adultos recebeu o Sacramento da Crisma. Eles participaram da Catequese com Adultos, que já acontece há alguns anos em na Paróquia, como necessária formação para homens e mulheres, que, por múltiplas circunstâncias, não receberam a devida formação cristã na infância e adolescência, ou que só na vida adulta decidiram abraçar livremente a fé cristã na Igreja Católica. 

Nos últimos anos, o padre Marcos Bento, com o auxílio de outros catequistas, tem se encarregado de conduzir esse processo de cultivo e maturidade espiritual. Inclusive, a Catequese com Adultos caminha para se tornar a principal referência de formação permanente na Paróquia, atraindo muitos outros fiéis que já receberam os Sacramentos da Iniciação Cristã, mas que buscam aprofundar no contato com a Palavra de Deus e na compreensão das verdades da Profissão de Fé (Creio).

A visita do Bispo Diocesano por ocasião da Celebração do Sacramento da Crisma renova a caminhada de fé da Paróquia, que ganha com os que formam crismados novos colaboradores na sua ação pastoral-missionária. De fato, receber o Sacramento da Crisma não é uma festa de formatura que dá um certificado de dispensa da vida eclesial ou passaporte para romper o vínculo com a Igreja Católica, mas afirmação consciente para seguir Jesus numa vida de comunhão e missão. O cultivo espiritual pela oração, a leitura e meditação da Bíblia, a vivência sacramental e o testemunho autêntico da fé no cotidiano da vida são sinais evidentes de uma vida orientada pelo Espírito. “Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus” (Rm 8,14).

Registros: PASCOM Paróquia de Santa Luzia de Ibipitanga 

Texto: Pe. Marcos Bento

Revisão: PASCOM Diocesana