Ontem, terça-feira, 24, no Centro Diocesano, em Livramento de Nossa Senhora-BA, aconteceu um encontro com os secretários paroquiais. Com a presença de Dom Vicente Ferreira, Bispo diocesano, dos presbíteros e diácono, reuniram-se todos os secretários e secretárias da Cúria Diocesana e das 21 Paróquias da Diocese.
Conduzido pelo Pe. Rinaldo Silva Pereira, chanceler do bispado e moderador da Cúria, o encontro desenvolveu-se em torno da estruturação paroquial. Orientações e observações foram repassadas aos secretários quanto ao serviço prestado, a atenção nos registros dos livros obrigatórios e opcionais. Também recordou aos presbíteros a importância da atualização do estatuto do Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e da Comissão Administrativo-financeira.
Com o propósito de fortalecer a ética profissional, o compromisso assumido na contratação e o caráter evangelizador, os secretários paroquiais receberam materiais com orientações indispensáveis para tornar o serviço prestado ainda mais profissional, eficiente e coerente com a realidade eclesial de trabalho. “A secretaria paroquial não é só lugar de atendimentos, mas de evangelização e compromisso ético. Nesse sentido, é importante que o(a) secretário(a) se dedique também ao seu crescimento profissional”, destacou Dom Vicente.
Ainda sobre a estruturação paroquial, Pe. Rinaldo recordou o sentido etimológico da palavra secretaria – “o lugar do segredo”, reforçando o compromisso ético e profissional que os secretários precisam ter no ambiente de trabalho. Além disso, enfatizou que em muitas realidades, o primeiro contato que alguém faz, quando procura a Igreja, dá-se através da secretaria paroquial. Quanto maior for o zelo na organização do espaço, a qualidade no atendimento e o nível da linguagem utilizada, tanto maior e agradável será a impressão transmitida pela Paróquia.
O Pe. Jandir Silva, ecônomo da Diocese, destacou a atenção necessária que cada secretário(a) precisa ter na alimentação do Theòs Sistema Eclesial. Trata-se de um importante instrumento que favorece uma visão ampla de toda a Diocese, permitindo agilidade no acesso as informações lançadas no sistema. Porém, não se anula as documentações e arquivos fundamentais já existentes em cada paróquia, como a emissão de notas fiscais e recibos e o envio desses para a Cúria diocesana. São provas materiais da movimentação econômica nas paróquias que garantem a transparência nas questões administrativo-econômicas na Diocese.
Por fim, o senhor Adielson Alves de Souza, fez uma exposição sobre a contabilidade que presta serviço à Cúria no gerenciamento das informações de gestão da Diocese, esclarecendo e retirando as dúvidas apresentadas pelos presentes.
Aos poucos, passos são dados no árduo caminho de evangelização trilhado pela Diocese. Cada um com a sua função, também os secretários paroquiais, participam desse processo de conversão pessoal e pastoral para servir ao Senhor com alegria e, no contato com as pessoas, ainda que seja num simples atendimento do expediente da secretaria, transparecer o rosto de uma Igreja próxima, samaritana, como insiste o Papa Francisco.
Informações:
PASCOM Diocesana