Pular para o conteúdo

JOVENS EM DISCERNIMENTO – II ETAPA DO ENCONTRO VOCACIONAL DIOCESANO

  • por

Aconteceu no último final de semana mais uma etapa do Encontro Vocacional Diocesano. Jovens de quatro paróquias da Diocese (Abaíra, Catedral, Ibipitanga e Taquari) e os seminaristas Diego Oliveira, Lucas Assunção e Lucas Tanajura, da etapa Propedêutico, reuniram-se no Centro Diocesano, sob a orientação do Padre Marcos Bento (Assessor da Pastoral Vocacional) e da Irmã Maize Silva, da Congregação das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores (Vitória da Conquista).

Com base no itinerário vocacional: escutar, despertar, discernir, acompanhar e cultivar, o encontro se desenvolveu com palestras, momentos de oração, partilhas, dinâmicas e outras vivências, realizadas com leveza, naturalidade e clareza, como reflexos da Luz de Cristo, para direcionar os jovens numa percepção mais humana, cristã da vida, com lucidez e humildade. Nesse processo indispensável para perceber na vida o chamado de Deus, os jovens puderam dar mais um passo no discernimento vocacional e adentrar com mais liberdade e coragem ao interior, acessando memórias, vivências e experiências de vida, no desejo de evoluir e amadurecer no autoconhecimento, investir na vida espiritual e progredir na abertura ao próximo, fazendo da vida um dom a serviço de Deus e dos outros.

O objetivo do encontro foi ajudar os jovens a iniciar a construção do Projeto Pessoal de Vida, que como destacou Pe. Marcos “não pode ser automático, mas o resultado de um processo que acontece em fases, permitindo-nos identificar qualidades, sonhos, motivações, atitudes, limites, defeitos e desafios característicos da nossa humanidade. Isso exige tempo e abertura à graça. Providencialmente, nosso encontro aconteceu na Solenidade de Pentecostes, fazendo-nos lembrar que o Espírito Santo é o motor do discernimento. Todos precisamos desse sopro gerador de vida, para tornar a nossa existência plena de sentido, acolhendo a vida como dom e assumindo com responsabilidade e consciência todos os seus compromissos”. No contato com os textos bíblicos, os jovens tiveram a oportunidade de observar como o Senhor chama e como as pessoas dão sua resposta. Tal inspiração permitiu superar a ilusória ideia da liberdade como capacidade de fazer todos as coisas, em qualquer momento e de qualquer jeito. A liberdade revela-se no domínio de si, quando conscientemente identificamos nossos limites e equilibramos nossos sentimentos e emoções. Eis por que é fundamental na construção do Projeto de Vida eliminar tudo o que esvazia a vida, para configurá-la de acordo com a fé em Jesus Cristo que professamos na Igreja Católica, abraçando o que nos aproxima do Senhor e renunciando o que não convém aos seus discípulos.

O próximo encontro será em julho, nos dias 20 e 21, no mesmo local. Jovens dos 18 aos 26 anos que tiverem interesse em participar, poderão procurar a secretaria de sua paróquia e fazer a inscrição.