A FRATERNIDADE UNIVERSAL: “Vós sois todos irmãos” (Mt 28,3)

Aos padres, religiosos e religiosas, seminaristas, Povo de Deus da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

É com alegria que me dirijo a vocês através dessa minha primeira carta pastoral. Ela está acompanhada pelo Projeto Pastoral Anunciar o Evangelho e pela Agenda Diocesana 2024. Em sintonia com a Palavra de Deus, com o Papa Francisco e com a Igreja no Brasil, escolhi o tema Fraternidade Universal, com o lema “vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8), para orientar o itinerário eclesial ao longo de mais um ano. Apresento alguns tópicos que ajudarão no aprofundamento da palavra fraternidade. Desde que aqui cheguei, iniciando o ministério como 3º bispo diocesano, em 15 de abril de 2023, constato, com entusiasmo, o grande movimento missionário da fecunda rede de comunidades de nossa diocese. De modo especial, com o zeloso empenho de quase 20 anos de nosso antecessor, Dom Armando Bucciol, nos últimos anos tem havido um crescimento muito importante na consciência de uma Igreja sinodal, que preza pela participação de todos os batizados. Realidade visível nas mais diversas expressões pastorais e nos organismos como conselhos pastorais e administrativos. É hora de continuarmos o caminho com o coração agradecido. “Amai-vos”, eis o mandamento central da vida cristã. “A caridade jamais acabará” (1 Cor 13, 8) é meu lema episcopal. Portanto, convido-lhes a ter a caridade como bússola de nosso agir pessoal e coletivo. Minha reflexão se encontra distribuída em nove partes, com indicações bíblicas. Uma leitura do Antigo Testamento, um Salmo e um texto do Novo Testamento (confiram esses textos na Bíblia Edição Pastoral). Espero que ajude, principalmente, nas novenas dos padroeiros das paróquias e das comunidades. Essas são ocasiões privilegiadas para reforçar os passos na estrada de Jesus. Nossa carta também serve para retiros, reuniões de nossos grupos pastorais, catequeses etc. No mais, lembrem-se de que o amor de Deus derramado em nossos corações pede de nós uma resposta também amorosa para com nossos irmãos e para com toda a vida que Deus cria no vasto mistério do universo.

+ Dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R. – Bispo Diocesano