SUBSÍDIOS PASTORAIS CATEQUÉTICOS

1- Meus Primeiros Passos com Jesus – Para a I Etapa de Catequese.

Acompanha o desenvolvimento de fé da criança, que neste momento começa a entender o seu batismo, através do acompanhamento do seu catequista (a) que o ajuda conhecer, amar e seguir Jesus.

2 – Queremos ver Jesus: Amigo dos Pequeninos – Para a II Etapa de Catequese

Neste subsidio “apresentamos um pouco a história do Amor de DEUS, desde a Criação, passando pela Libertação do Egito até a Aliança que fez com o Povo de Israel, povo que Ele escolheu como ‘seu’ Povo por tanto tempo. ”

3- Discípulos Missionários de Jesus: Pão vivo que desceu do Céu – Para a III Etapa de Catequese.

Este subsidio acompanha o catequisando na preparação para receber a primeira eucaristia. Tornando-se “assim, discípulos de Jesus, isto é, vão se colocar à escola de Jesus, imitando-o.”

4- A vida é… – Catequese da Perseverança

Trata-se de uma proposta de reflexão e vivência para amadurecer os conhecimentos da vida cristã e sua fidelidade aos compromissos assumidos.

5 – Oi, tudo bem? Ok!! Quase tudo! – Catequese da Perseverança 2

Este subsidio propõe encontros com temas e dinâmicas que ajudam os jovens a estimular um autoconhecimento e assim um genuíno crescimento em todas as dimensões da vida, neste momento de descobertas da juventude.

6 – Queremos ser Discípulos e Missionários de Jesus – Para a Catequese de Crisma

Busca acompanhar e colaborar com o Jovem na preparação para receber o sacramento da confirmação, levando-o ao conhecimento da fé verdadeira para uma resposta livre e responsável.

7 – Jovens novos abrindo caminhos – Setor Juventude: Roteiros para Encontros.

“Encontrar com outros jovens (e adultos), partilhar ideias e juntar forças, é uma preciosa oportunidade para amadurecer na amizade, na solidariedade e na fé. (…) Neste subsidio é proposto 30 roteiros para “encontros de grupo” de jovens”.

8 – Batismo, Vida nova em Cristo – Encontros de preparação ao Batismo para Pais e Padrinhos.

“Os encontros de preparação ao Batismo para pais e padrinhos são importantes para que – pais e padrinhos – compreendam mais o sentido do Batismo e o compromisso que assumem.”

9 – O que Deus Uniu – Encontros de preparação para o casamento religioso e a vida matrimonial

“Quando um casal decide celebrar seu amor diante de Deus e da Igreja, a preparação se torna, também, responsabilidade direta da Comunidade cristã católica. A felicidade do casal e da família é algo muito precioso e importante. Por isso, nossa Igreja se preocupa e oferece uma oportunidade de reflexão, partilha e oração. ”

10 – O Amor jamais Acabará – Setor Família: Roteiro para Encontros.

“A nossa Igreja católica procura dar a maior atenção à família e às famílias. Deseja e exorta que o amor nasça, amadureça e sustente os laços entre os seus membros.” Estes roteiros para encontros devem favorecer as famílias neste crescimento da fé e no amor.

11- Em sinal do meu amor – Setor Família: Encontros para Grupos de Casais.

“Este subsidio pretende ajudar os grupos de casais que querem partilhar experiências de vida e crescer no amor recíproco à luz da Palavra de Deus e da fé em Jesus Cristo.”

12 – Eu amo a minha Igreja… Sou dizimista – O dizimo em todas as comunidades!

“ Este subsidio pretende ajudar os católicos de nossas Comunidades para compreenderem melhor o sentido do Dizimo, como sinal de amor à Igreja e, por meio dela, a Jesus Cristo nosso único Senhor.”

13 – Tua Palavra é a Luz da Vida – Para a formação de Ministros da Palavra

“Este subsidio pretende ser um simples instrumento para a formação desses ‘Ministros da Palavra’. A formação abrange diferentes dimensões: desde o conhecimento geral da Bíblia (…) até a Leitura orante que alimenta e sustenta a fé.”

14- “No meio de vós como quem serve” – Para formação de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística

Este subsidio pretende oferecer algumas orientações para a preparação dos que assumirem o serviço eclesial de Ministros Extraordinários. “Todos que recebem este Ministério procurem conhecer os assuntos aqui apresentados e tornem sempre mais competente e coerente seu serviço e testemunho.”

15 – Canta Povo de Deus

Livro de cantos, que divididos em tempos litúrgicos propõe as comunidades o hinário para as celebrações eucarísticas e encontros eclesiais.

16 –  Convertam-se e Acreditem no Evangelho – Para celebrar e viver a Reconciliação, o Sacramento do Perdão

É proposto “doze celebrações penitenciais e também dois retiros de Exame de consciência – que devem ser devidamente adaptados a cada realidade – de grupo ou Comunidade celebrante. ”

17- Cristo, Nossa Páscoa Ressuscitou! – Para a Celebração da morte cristã.

“A Igreja, por meio do Rito das Exéquias, oferece uma oportunidade preciosa para humanizar a morte e iluminá-la com esperança doada por Jesus ressuscitado (…). Quem preside a celebração de Exéquias e todos os que colaboram, são chamados a refletir sobre o sentido da morte e do morrer. ”

18 – Para guardar a Memória

Coleção de todos os Documentos (Cartas, Orientações Pastorais, Estatutos e Decretos) escritos por Dom Armando até o seu decimo ano de episcopado e serviço pastoral a frente da diocese da Senhora do Livramento.

19 – Refletindo com a Carta Apostólica: O Rosário da Virgem Maria.

Em comemoração ao Ano Mariano de 2017