MEMÓRIA: COMO NÃO FESTEJAR? COMO NÃO AGRADECER?

Com a simplicidade que conduz a própria vida, Dom Armando, rodeado de seus diocesanos, celebrou seus setenta anos natalícios, no último dia 03.

Não fosse a iniciativa dos alunos da ETeL e a presença dos padres e religiosas que trabalham no Vicariato de Nossa Senhora do Livramento, ao lado de alguns dos seminaristas e funcionárias da Cúria diocesana, o dia 03 de julho teria sido, por iniciativa de Dom Armando, um dia como outro qualquer, vivido na discrição e para o trabalho. Mas existem datas que não podem passar em branco. Assim, por certo, imaginaram aqueles que tiveram a brilhante ideia de celebrar o aniversário natalício do nosso amado Bispo e grande pastor, com a santa Missa e uma discreta confraternização nas dependências do centro diocesano, por ocasião de mais uma etapa da Escola de Teologia para Leigos, como tiveram os demais acima listados de se encontrarem, na residência episcopal, após a Missa do domingo, para um momento de convívio e um abraço no aniversariante. Iniciativa justa, não só por se tratar do Bispo diocesano, mas por ser nosso dom Armando, que tem sido, ao longo dos últimos 12 anos, nas terras de nossa Senhora do Livramento, um sinal vivo da presença de Deus.

Como não festejar nem agradecer a disponibilidade, a entrega generosa ao pastoreio, a simplicidade dada à operacionalidade nem sempre fácil de administrar uma diocese? Como esquecer nessa hora de ação de graças as incansáveis viagens Diocese adentro, em busca dos seus diocesanos, muitos deles quais ovelhas à espera do pastor? Como não louvar a Deus pela presença amiga ao lado dos que sofrem em tantos setores da vida diocesana? Como não tributar o justo louvor pela capacidade de deixar-se impulsionar pelo amor de Cristo, dando corpo a esse mesmo amor e distribuí-lo a tantos em forma de presença pastoral? Como deixar

fora dos agradecimentos o fato de ser nosso Bispo um homem incansável, cujas iniciativas e atitudes questionam e até mesmo incomodam os mais jovens? Como não louvar, enfim, a Deus, pelos inúmeros benefícios que Dom Armando tem trazido à nossa Diocese, sendo ele mesmo o nosso grande dom?

Deus seja louvado por termos o Bispo que temos e por ter ele a sabedoria de viver seu episcopado como vive, ancorado no ideal do serviço. Se é da mãe que nos vem os melhores cuidados à vida, que a Senhora do Livramento, qual mãe providente, cuide sempre daquele que, dos setenta anos de vida, doze nos foram entregues através do episcopado.

Padre Rinaldo Silva Pereira

Chanceler do Bispado