Encontro das CEB’s na Paróquia de Mucugê.

Aconteceu neste domingo dia primeiro de maio, no Terceiro Domingo da Páscoa e na ocasião da Festa de São José Operário, na setor norte da paróquia São João Batista de Mucugê na comunidade de Santo Antônio do Guiné, o encontro com as Comunidades Eclesiais de Base – CEB’s, composto pela seguintes comunidades: Barriguda, Frio, Guiné, Guiné de Baixo, Passagem do Lajedo e Tapiacanga.
O encontro teve início às oito horas com a oração inicial dinamizada defronte à igreja de Santo Antônio. Logo após, uma breve caminhada até o interior da igreja. A seguir houve um breve momento de apresentação dos membros que representaram as suas comunidades.
Em seguida, teve o lanche e o retorno às atividades. Cada comunidade falou das suas dificuldades, de como enfrentou a pandemia, dos momentos de esperança e alegria que guiaram cada uma, dos desafios com o retorno às atividades eclesiais. Também foi abordado os avanços, os pequenos passos dados por cada uma. Dando continuidade o padre Renato apresentou e distribuiu entre os participantes o subsídio preparatório: “Para uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão” e o Vade-mécum para o Sínodo sobre a Sinodalidade. Nossa Igreja Particular de Livramento de Nossa Senhora, numa forma de ajudar as comunidades a se apropriarem desse conteúdo de maneira mais direta, elaborou o Itinerário Sinodal e estamos já na fase dos Encontros de escuta em nossa paróquia.
Divididos em grupos por comunidades, foi assim lida e respondida as perguntas apresentadas pelo o subsídio. Ao término do trabalho as coordenadoras: Cristiane (Barriguda); Irani (Frio) Marilene (Guiné); Vancleides (Guiné de Baixo); Ednalva (Passagem do Lajedo); Elizabete (Tapiacanga) representando as suas comunidades expressaram o que acharam desse momento de encontro entre comunidades. Encerramos o nosso encontro com um almoço de confraternização.