Levantada do Mastro anuncia os festejos de São João Batista em Mucugê.

Fé, tradição, cultura e religiosidade uniram turistas e os fiéis paroquianos da Paróquia de São João Batista de Mucugê, cidade de muitos encantos, situada na Chapada Diamantina, para mais uma realização da festa de Levantamento do Mastro de São João Batista. Uma tradição que vem sendo realizada há anos e que mesmo na pandemia os fiéis não deixaram de erguer o mastro. A tradição, que se repete há mais de 175 anos, este ano ganhou um novo brilho.

Seguindo costumes antigos, o mastro de 10 metros de altura é envolto por palhas verdes de coqueiros e é enfeitado pelos os homens e algumas mulheres com flores. O mastro sai da igreja do Rosário rumo a praça da matriz de Santa Isabel, sendo acompanhado pela a Filarmônica 23 de Dezembro e todo o povo de Deus. Ao chegar defronte a matriz o mastro é colocado sobre dois suporte enquanto o povo entra para a matriz para participar da Santa Missa presidida pelo o Pároco Pe. Renato Aguiar. Ao término da celebração o padre abençoa o mastro e logo após, os homens com força, devoção, fé e coragem levanta o mastro enquanto se ouve o hino de São João Batista executado pela filarmônica. Também neste momento ouve-se o repicar dos sinos e acendimento da fogueira que muito nos recorda a noite das vésperas da Natividade de São João Batista. Criou-se também um costume de servir aos fiéis, turistas e quem mais estiver presente, caldos e chocolate quente ou outras iguarias doados por alguns paroquianos.

A levantada do mastro aconteceu neste domingo, dia 29 de maio, já anunciando os festejos juninos que se aproximam e de modo muito especial a festa do padroeiro titular. Para o povo de Mucugê este é um momento muito marcante e que devolve aos corações as alegrias e esperanças de bem celebrar, festejar o seu santo padroeiro. É emocionante ouvir numa só voz o povo cantar: “Louvor e glória, honra e vitória, a São João, o santo precursor. Viva São João! Nosso padroeiro, suba aos céus nosso hino de louvor!