Formação: Liturgia do Sacramento do Matrimônio – Vicariato Nossa Senhora do Carmo

Dia 25 do corrente mês, com entusiasmo e alegria, membros da Pastoral Familiar e da Liturgia, das seis Paróquias que formam o Vicariato Nossa Senhora do Carmo, reuniram-se no Centro Pastoral Pe José Menon, em Ibipitanga, para uma formação sobre a Liturgia do Sacramento do Matrimônio. Com a Oração das Laudes, dirigida pelo Pe Marcos Bento, o encontro teve início invocando a bênção e a proteção de Deus. Em seguida, Pe Weverson, expôs a História do Matrimônio, destacando a evolução do casamento até se configurar como sacramento, ou seja, mistério em relação à união de Cristo com a Igreja (cf. Ef 5,12). Pe Gonçalo apresentou o Ritual do Matrimônio e destacou o essencial para uma boa Celebração desse sacramento. Além disso, Pe Samuel, recordando a Carta Pastoral (2019), da 2ª etapa do Projeto Diocesano de Evangelização Igreja missionária a serviço do Evangelho, quando evidenciou a missão da família na sociedade e na Igreja, recordou as orientações da nossa Diocese sobre as celebrações do Matrimônio. Logo após, foram dividos grupos para o momento de partilha entre os membros das Pastorais. Em seguida, aconteceu a Plenária com encaminhamentos práticos. Por fim, encerrou-se com o momento do almoço.