Começando o 3º Ano Vocacional do Brasil

A nossa Diocese, como Igreja sinodal, abre-se à vivência do 3º Ano Vocacional do Brasil, cujo tema é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). Na tarde de sábado (19/11), dentro da programação do Conselho de Pastoral Diocesano foi apresentado aos participantes o Texto-Base do respectivo ano.

Com o objetivo geral de “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus” (Texto-Base, n. 9), teremos a oportunidade de destacar a questão vocacional em nossas comunidades, pastorais, grupos e movimentos, num itinerário de discernimento, permitindo-nos entender que todos nós somos vocacionados, discípulos missionários para servir com alegria.

Dois textos bíblicos aparecem no Texto-Base e também poderão ser retomados em nossas reflexões, pessoais e comunitárias, em vista de um aprofundamento da vocação, como Graça e Missão. O chamado dos Doze (cf. Mc 3,13-19) e a narrativa dos discípulos de Emaús (cf. Lc 24,13-35). De um lado a convicção do chamado do Senhor como graça, pois Jesus “chamou os que ele mesmo quis” (Mc 3,13). Do outro, a clareza que nenhuma vocação se realiza no egoísmo do nosso fechamento, mas em saída missionária, porque nos move em direção aos outros. “Não estava ardendo o nosso coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos abrira as Escrituras? Naquela mesma hora, levantaram-se e voltaram a Jerusalém” (Lc 24,32-33a).

O 3º Ano Vocacional do Brasil servirá para nos dar mais clareza acerca da vocação, que não se reduz às vocações específicas, mas, em seu sentido mais profundo, tanto no âmbito pessoal, quanto comunitário compreende também o chamado à vida e à vida cristã a partir do Batismo. Entre as propostas para despertar as vocações, retomaremos os Encontros Vocacionais em nível diocesano, bem como realizaremos iniciativas paroquiais de promoção e animação vocacionais.

Que cada um de nós, em nossas vivências eclesiais, contribua para a boa vivência do Ano Vocacional, por exemplo, fazendo parte da OVM (Obra das Vocações e Ministérios), a fim de que se crie em nossas comunidades uma sensibilidade vocacional, para que nos reconheçamos como chamados e enviados, discípulos missionários de Jesus Cristo, tal como os Doze que Jesus chamou para permanecerem com ele e os enviou para anunciar o Reino de Deus (cf. Mc 3,14).

Pe Marcos Bento – Pastoral Vocacional