Paróquia de Ibipitanga celebra padroeira

Por tua Palavra, entrego-te a vida: Esse foi o tema da Festa de Santa Luzia, padroeira de Ibipitanga, realizada entre os dias 01 e 13 de dezembro de 2022, na comunidade da Matriz, como abertura do Ano Jubilar para celebrar os 60 anos de criação da nossa Paróquia. Dedicamos maior atenção e contato com a Palavra de Deus, para renovar o vínculo entre os textos das Sagradas Escrituras e a nossa vida, alicerçando nossa vivência eclesial e nosso serviço pastoral.

Inspirando-nos na XV Carta Pastoral do nosso bispo “Avancem para as águas profundas” (Lc 5,4), no Documento de Estudos CNBB 114: “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14): Animação Bíblica da Pastoral a partir das Comunidades Eclesiais Missionárias e na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini sobre a Palavra de Deus na vida e missão da Igreja evidenciamos a importância do falar de Deus, da necessidade aprender a escutar, da nossa resposta de fé, da Iniciação à vida Cristã e da celebração da Eucaristia. Além disso, insistimos na necessidade fazer da leitura orante um hábito em nossas famílias, comunidades, pastorais, grupos e movimentos. Foram dias de intensa espiritualidade, reflexão, fé e devoção.

Com a presença e participação expressiva dos fiéis e o envolvimento litúrgico-pastoral de leigos e leigas, principalmente de membros da Pastoral Familiar, do Movimento Terço da Misericórdia, de jovens e de casais que compuseram a Comissão de Festa, nossa Paróquia celebrou a fé em Jesus Cristo através do testemunho de Santa Luzia, cuja vida doada em sinal de amor ao Deus da Palavra, revela-nos com o sangue de seu martírio a doação e o serviço ao Evangelho de Jesus Cristo.

Das celebrações eucarísticas realizadas na Capela de Santa Luzia, às 06h da manhã, da Novena da Padroeira, à noite, na Matriz, e das noites culturais realizadas na Praça Santa Luzia confirmamos a força e o fervor da fé cristã católica em nossas famílias. No contexto da Festa da Padroeira realizamos também o Conselho Pastoral Paroquial (CPP), para avaliar a caminhada, reafirmar os compromissos em sintonia com o Projeto Diocesano de Evangelização e com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e para definir as vivências do Ano Jubilar em todas as Comunidades Eclesiais da nossa Paróquia. O dia da padroeira (13/12) foi marcado por duas solenes Celebrações Eucarísticas presididas por Dom Armando e concelebrada pelo Pe. Marcos Bento, nosso administrador paroquial, e por outros padres da nossa Diocese, contando com a participação de centenas de fiéis.