Pular para o conteúdo

Dom Armando publica sua XVI Carta Pastoral

  • por

No dia 31 de janeiro, Dom Armando publica sua XVI Carta Pastoral, que tem como tema: “Eu recebi do Senhor o que vos transmiti: Viver da liturgia que celebramos”. O bispo apresenta sua nova carta com as seguintes palavras:

“Ao longo do meu pastoreio, o assunto liturgia retornou tantas vezes e com diferentes expressões. Agora pretendo propor algumas reflexões de caráter espiritual e pastoral, com o desejo de favorecer sua compreensão e as exigências na vida cristã. A liturgia de nossa Igreja tem um potencial extraordinário para alimentar a fé, renovar interiormente o relacionamento com o Senhor, favorecer a conversão ao Deus verdadeiro.

Nestes anos de serviço pastoral na Diocese, constato que muitos passos foram dados para tornar as celebrações litúrgicas mais belas – da beleza de Cristo. Agradeço, por isso, antes de tudo aos padres, meus primeiros colaboradores; mas também às tantas leigas e aos leigos que atuaram e atuam na formação das comunidades, à escola de Jesus e fiéis aos ensinamentos de nossa amada Igreja.

Desejo que todos se empenhem a dar mais um passo, nessa obra de Deus – como a chamava São Bento! Desse modo, melhorará a missão EVANGELIZADORA, primeira finalidade da Igreja. Conhecer, amar e seguir o Senhor que, por amor, doou a vida e, ao se despedir, enviou o divino Espírito para permanecer conosco e em nós.

A Liturgia, com palavras, ritos e símbolos, atualiza o que Jesus fez e nos mandou fazer em sua memória. Assim, Ele não fica qual personagem do passado, mas continua presente em sua Igreja: Ele está no meio de nós. Iluminar mentes e dilatar corações para viver a experiência da vida divina. Retomando palavras antigas, a essa experiência chamamos de mistagogia, isto é, iniciação ao mistério. Em outras palavras, por meio da Liturgia nós podemos fazer experiência, desde já, do amor infinito de Deus, amor que nos envolverá na eternidade.

Com esse intuito, apresento momentos celebrativos, procurando uni-los à vida, e ver como a Liturgia nos ensina e ajuda a viver o Evangelho, como discípulos/as de Jesus.”

Em breve estará disponível nas paróquias.