1º CONGRESSO MISSIONÁRIO REGIONAL NE3

Entre os dias 26 e 28 de maio na Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas aconteceu o 1° Congresso Missionário do Regional NE3 (Bahia e Sergipe).

Estiveram reunidos o Conselho Missionário Regional (COMIRE NE3), as Pontifícias Obras Missionárias (POM), a Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial (COMINA) e a Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas. Diversas Dioceses estiveram representadas. Participaram religiosas, leigos, padres e diáconos, seminaristas e missionários dos COMIDIS e demais forças missionárias. A Diocese de Livramento de Nossa Senhora marcou presença com os seminaristas de Filosofia, Anderson e Júnior.

O Congresso seguiu com reflexões acerca do tema central: ‘’Ide! Da Igreja Local aos Confins do Mundo’’ e o Lema: ‘’ Corações Ardentes, Pés a Caminho’’ (Lc 24). O encontro foi dividido por conferências assessorado pelo Missiólogo Dr. Pe. Estevão Raschietti, como também pelas coordenações estaduais da POM do regional Bahia/Sergipe, a pastoral dos Nômades e demais grupos missionários com ricas partilhas sobre missão.

Alguns compromissos foram assumidos por meio de uma carta-compromisso que será encaminhada para os Bispos na CNBB e demais autoridades eclesiais de nossa Igreja. A carta tem como objetivo: um convite a uma Igreja que seja mais aberta, que possa sair de encontro a todos até os confins do mundo, uma Igreja em saída como nos pede e insiste o Papa Francisco, uma Igreja acolhedora, bem como incentivar em todas as nossas paróquias e dioceses a criação das Pontifícias Obras Missionárias.

Esperamos ser uma Igreja acolhedora que anima e que possa dar voz e vez para as pessoas excluídas de nossa sociedade, para nossas crianças, jovens, e todos os marginalizados (Indígenas, Nômades, LGBT, Negros, Mulheres). Ser uma Igreja menos clericalista, ter um especial olhar para as diversas realidades que se encontram em nossa sociedade, fazer propostas por meio do diálogo para criar comunhão fraterna tornando assim uma Igreja da sinodalidade que esteja aberta para fazer ponte para as exigências do nosso tempo.

Assim seremos uma Igreja profética voltada para as causas sociais em defesa de todos os povos, da vida e da dignidade humana como um todo, não deixando ninguém fora da comunhão, e comprometendo a defender sempre a justiça e a verdade pela força do Santo Evangelho.

Toda Igreja é missionária. Somos todos chamados a sermos discípulos e discípulas comprometidos com a missão de anunciar e contribuir com a Evangelização. Eis o nosso compromisso de ir além-fronteiras como foi refletido durante esses dias de congresso.