CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL EM IBIPITANGA DESTACA A VIVÊNCIA DA LITURGIA

No domingo solene da Epifania do Senhor, foi também um dia de formação litúrgico-pastoral no primeiro encontro do CPP de 2024.
Ocorrido no Auditório do Centro Pastoral Paroquial, coordenadores e diretorias das Comunidades Eclesiais Missionárias (CEMs), de pastorais, grupos e movimentos eclesiais, estiveram presentes para o encontro que enfatizou a “educação litúrgica”, como ensina o Papa Francisco, “para poder adquirir a atitude interior que nos permite utilizar e compreender os símbolos litúrgicos” (DD, 47).
Na ocasião, a partir do tema “Celebração Litúrgica: Obra de Cristo e Ação da Igreja”, o Pe. Marcos Bento contou com a colaboração de Ruan Carlos, pontuando o Mistério Pascal a partir de uma abordagem bíblico-teológica de modo mistagógico, bem como a exposição detalhada da Instrução Geral do Missal Romano, a partir da nova tradução da 3ª edição típica do Missal Romano, recém publicado pela Igreja no Brasil, para a real compreensão da Celebração Eucarística e o crescimento na vitalidade da “arte de celebrar” (SC,7).
Entre dinâmicas, partilhas sob o olhar da realidade do território paroquial, propostas, sugestões ao final da ocasião, foi apresentado a prestação de contas anual, a partir da entrega do Dízimo, o cronograma de atividades pastorais diocesanas, como os Encontros Vocacionais e a ETeL e outros encaminhamentos.