ÁFRICA – CONFERÊNCIAS EPISCOPAIS DE ÁFRICA E MADAGASCAR: IGREJA EM CONTEXTOS DE GUERRA E EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS MINERAIS

De 07 a 11 de março, em Accra, capital de Gana, África, aconteceu o simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagascar, sobre a Igreja em contextos de guerra e exploração dos recursos minerais. Nosso bispo diocesano, Dom Vicente Ferreira, que é o presidente da Comissão Episcopal de Ecologia Integral e Mineração da CNBB, esteve presente no encontro. Em sua apresentação, Dom Vicente partilhou um pouco da caminhada da Igreja no Brasil em relação a Ecologia Integral.

Destacou que devemos reforçar a profecia do que a Laudato Sì chama de conversão ecológica. Para isso, a igreja deve acompanhar, com presença missionária, o grito dos mais pobres e da terra. Disse, ainda, que anunciar o Evangelho, em nossos dias, significa lutar pela construção de uma sociedade de irmãos e irmãs que cuidam da casa comum. Na abertura do Simpósio, Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo de Cachoeiro do Itapemirim, ES, que foi quem sugeriu ao Papa Francisco esse encontro, manifestou alegria com a realização do mesmo.